Política de Privacidade da Klarna

Nota de privacidade Klarna

É importante para nós que o utilizador sinta-se seguro quando paga com Klarna ou utiliza qualquer um dos nossos demais serviços. Por conseguinte, estamos a fornecer todas as informações sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais nesta nota de privacidade.

Para que possa encontrar facilmente as secções que lhe interessam, dividimos o aviso em várias rubricas. Para ir diretamente a uma secção, basta clicar no título em questão na lista abaixo.

1. Quem é responsável pelos seus dados pessoais?

Klarna Bank AB (publ), registada no Serviço Sueco de Registo de Empresas com o número 556737-0431 e com sede social em Sveavägen 46, 111 34 Estocolmo, também ativo através das suas filiais, (“Klarna”, “nós”, “nosso” ou “nos”), Regulamento de Proteção de Dados da UE (o "GDPR"). Se tiver alguma questão relativa ao tratamento dos seus dados pessoais, por favor contacte a nossa equipa de proteção de dados, escrevendo para protecaodedados@klarna.pt.

2. Os seus direitos em matéria de proteção de dados enquanto titular

Tem vários direitos ao abrigo do GDPR relacionados com o controlo dos seus dados pessoais e a receber informações diretamente de nós sobre como tratamos os seus dados pessoais. A seguir pode ler sobre os seus direitos. Se quiser saber mais ou entrar em contacto connosco para exercer os seus direitos, a forma mais fácil é enviar-nos um email para protecaodedados@klarna.pt. Se pretender receber informações sobre os dados que a Klarna mantém sobre si através do denominado acesso ao assunto ou excluir determinados dados, envie um pedido para nós preenchendo este formulário, disponível na nossa página inicial. Para outros tipos de perguntas, use as informações de contacto na secção 12.

Os seus direitos

  • O direito de fazer eliminar os seus dados (“direito de ser esquecido”)

Em alguns casos, tem o direito que excluamos os seus dados pessoais. Por exemplo, pode-nos solicitar a exclusão de dados pessoais que (i) já não precisamos para a finalidade para a qual foram recolhidos ou (ii) que processamos com base no seu consentimento e revogar o seu consentimento. Existem situações em que a Klarna não consegue excluir os seus dados, por exemplo, quando os dados ainda precisam de ser tratados ​​para a finalidade para a qual os dados foram recolhidos, o interesse da Klarna em processar os dados substituir o seu interesse em os excluir ou porque nós temos a obrigação legal de os manter. Pode ler mais sobre as nossas obrigações legais de manter dados nas secções 4 e 9 deste Aviso de Privacidade. As leis descritas impedem-nos de excluir imediatamente determinados dados. Também tem o direito de se opor ao uso dos seus dados pessoais para determinados fins, tais como marketing direto, sobre os quais pode ler mais nesta lista dos seus direitos.

  • O direito de ser informado

Você tem o direito de ser informado de como tratamos seus dados pessoais.  Fazemo-lo através desta nota de privacidade, pelos específicos serviços de perguntas e respostas no nosso sítio electrónico e respondendo as suas questões.

  • Direito de ter acesso aos seus dados pessoais (“Acesso do titular”).

Tem o direito de saber se a Klarna trata dados pessoais seus e de receber uma cópia (“extrato de dados”) desses dados, o denominado acesso do titular. Através do extrato de dados, receberá informações sobre que dados pessoais a Klarna mantém sobre si e como os processamos.

  • Direito de acesso e de pedir transferência dos seus dados para outro recipiente (“Portabilidade dos dados”).

Este direito significa que pode solicitar uma cópia dos seus dados pessoais que a Klarna detém para a execução de um contrato consigo, ou com base no seu consentimento, em formato legível por máquina. Tal permitirá que use esses dados em outro lugar, por exemplo, para transferir os seus dados pessoais para outro controlador/destinatário.

  • Direito de rectificação.

Tem o direito de solicitar que retifiquemos informações imprecisas ou que completemos informações suas que considere imprecisas ou incompletas.

  • Direito de restringir o tratamento

Se acredita que os seus dados pessoais são imprecisos, que o nosso tratamento é ilegal ou que não precisamos das informações para uma finalidade específica, tem o direito de solicitar que restrinjamos o tratamento de tais dados pessoais. Também tem a possibilidade de solicitar que paremos de tratar os seus dados pessoais enquanto avaliamos a sua solicitação. Se se opuser ao nosso processamento por seu direito descrito diretamente abaixo, também poderá solicitar que restrinjamos o processamento desses dados pessoais enquanto fazemos a nossa avaliação.

  • Direito de opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais.

Você tem o direito de contestar ao tratamento dos seus dados pessoais com base no nosso legítimo interesse (artigo 6(1)(f) GDPR), com referência às suas circunstâncias pessoais. Você pode também contestar o nosso uso dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto. Quando você dar nos a conhecer que já não deseja receber marketing directo de nós, iremos encerrar o marketing para você, e cancelar o envio para si.

  • Direito de objeção a uma decisão automatizada que afeta o utilizador significativamente.

Tem o direito de se opor a uma decisão automatizada tomada pela Klarna se a decisão produzir efeitos legais ou o afetar significativamente de maneira semelhante. Consulte a secção 6 sobre como a Klarna faz uso de decisões automatizadas.

  • Direito de retirar o seu consentimento.

Como descrito na secção 5, nos casos em que tratamos os seus dados pessoais com base no seu consentimento, seja implícito ou explícito, você tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura. Quando retirar o seu consentimento, iremos cessar o tratamento para tais casos.

  • Direito de apresentar uma queixa.

Se tiver reclamações sobre o processamento de seus dados pessoais pela Klarna, poderá apresentar uma reclamação à Integritetsskyddsmyndigheten, que é a autoridade supervisora sueca para o processamento de dados pessoais da Klarna. Pode aceder a Integritetsskyddsmyndigheten através do seguinte link.

Definições na aplicação móvel Klarna: Na aplicação móvel Klarna, Klarna fornece-lhe a funcionalidade para adaptar as suas preferências a certos serviços, tais como notificações atuais ou preenchimento automático das suas informações no momento da compra. Respeitaremos sempre as suas escolhas.

3. Que tipo de dados pessoais recolhemos?

Nesta secção, descrevemos os tipos de dados pessoais que colectamos ou criamos. Na secção 4, descrevemos os objetivos do nosso tratamento destas categorias de dados pessoais, ou seja, a forma como os dados são utilizados.

  • Dados de contacto e identificação - Nome, data de nascimento, número de segurança social, título, profissão, sexo, endereço de faturação e entrega, endereço de correio eletrónico, número de telemóvel, nacionalidade, idade, dados sobre rendimentos, etc.

  • Informações sobre bens/serviços - Detalhes relativos aos bens/serviços que comprou ou encomendou, tais como tipo de artigo ou número de seguimento de entrega.

  • Informações sobre a sua situação financeira - Informações sobre, por exemplo, os seus rendimentos, quaisquer créditos, histórico de mau pagador e aprovações de créditos anteriores.

  • Informações de pagamento - detalhes do cartão de crédito e débito (número do cartão, data de validade e código CVV), número da conta bancária, nome do banco.

  • Informações sobre a sua utilização dos serviços Klarna - Que serviço(s) e que funções diferentes nestes serviços utilizou e como os utilizou. Isto inclui informações sobre dívidas pendentes e históricas, o seu histórico de reembolso e as suas preferências pessoais.

  • Informações técnica gerada através da sua utilização dos serviços Klarna - Dados técnicos tais como tempo de resposta para páginas web, erros de download e data e hora em que utilizou o serviço.

  • Informações sobre os seus contactos com o serviço de apoio ao cliente Klarna - Chamadas telefónicas gravadas, conversas de chat e correspondência por correio eletrónico.

  • Os seus contactos com as lojas onde faz compras ou que visita - Informações sobre como interage com as lojas, tais como se recebeu mercadorias e o tipo de loja onde faz compras.

  • Informações sobre o dispositivo - ID de dispositivo, endereço IP, definições de idioma, definições do navegador, fuso horário, sistema operativo, plataforma, resolução de ecrã e informação semelhante sobre seu dispositivo e as definições/a utilização do seu dispositivo.

  • Informações de listas de sanções externas e listas PPE - As listas de sanções e listas de pessoas que constituem pessoas politicamente expostas (“PPE”) incluem informações tais como nome, data de nascimento, local de nascimento, ocupação ou posição, e a razão pela qual a pessoa está na lista em questão.

  • Dados pessoais sensíveis - Dados pessoais sensíveis são dados que revelam as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical, ou constituem informação sobre saúde, vida sexual ou orientação sexual, assim como os dados biométricos.

  • Dados pessoais específicos do serviço - No âmbito dos nossos serviços através do Serviço de Compras da Klarna, contas de poupança e de pagamento da Klarna, Auto-import/Magic Import, e Finanças Pessoais, utilizamos dados pessoais adicionais que não são abrangidos pelos tipos acima listados. Informações relativas a cada serviço estão listadas aqui:

    • A aplicação móvel Klarna e a extensão do navegador: Todos os conteúdos que você carrega ou submete (tais como fotos, recibos ou opiniões sobre produtos & lojas), dados de localização, dados de geolocalização e os sítios web que visita;

    • As contas de poupança e de pagamento da Klarna: Informações sobre as suas transações e depósitos e informações sobre a proveniência do seu dinheiro ou para que será usado o seu dinheiro. Klarna também tratará dados sobre terceiros (tais como beneficiários ou pagadores) para este serviço;

    • Auto-import/Magic import: Informações da conta de correio eletrónico conectada sobre as suas compras concluídas, informações sobre produtos, preços e quantidades, números de seguimento de entregas e informações sobre lojas que passamos para a aplicação móvel Klarna; e

    • Finanças Pessoais: Informações das suas outras contas bancárias e de outros tipos de contas (tais como contas de cartão) que escolher conectar ao serviço, bem como informações tais como número de conta, banco, transações históricas das suas contas conectadas e saldos e ativos;

    • Serviço Membership Connect: Informação da sua conta de membro ou cartão de fidelidade de terceiros, tais como pontos de adesão, status, níveis e histórico de saldos.

  • Inscrição de eventos nas redes sociais: Informações sobre o seu perfil a partir da sua conta nos meios de comunicação social e informações comerciais como o nome do seu empregador, endereço e tipo de empresa.

Informações detalhadas sobre dados pessoais relevantes para cada serviço podem também ser encontradas nos termos e condições que listamos aqui.

4. Que dados pessoais são utilizados para quais fins e com que fundamento jurídico?

Nas tabelas abaixo, pode ler sobre,

1.     Para que utilizaremos os seus dados pessoais (a finalidade),

2.     Que informação de dados pessoais que utilizamos para esse fim, e se os dados pessoais vierem diretamente de si ou de outra fonte. Nos casos em que recebemos dados pessoais sobre si de outra fonte, fornecemos o nome dessa fonte entre parênteses,

3.     Que direitos legais temos, ao abrigo da atual legislação de proteção de dados, tais como a GDPR, para tratar os dados sobre si, referida como a nossa "base jurídica", e

4.     Quando a Klarna deixar de utilizar os dados pessoais para cada finalidade.